segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012 - Um ano de muito Basquete na UFBA!


As Cataratas do Iguaçu/PR foram fonte de energia e inspiração para a equipe de basquete da UFBA. 
Em 2012 a equipe de basquete masculino da Universidade Federal da Bahia teve a oportunidade de participar de alguns dos principais eventos da modalidade, disputando competições de nível estadual, regional e nacional. O ano foi repleto de desafios, totalizando 27 partidas disputadas pelos alunos/atletas do basquete, que vestiram a camisa com muita garra e dedicação.

Depois da conquista do vice-campeonato nos Jogos Universitários da Bahia, a equipe da UFBA seguiu para a participação das Olimpíadas Universitárias (OUJUBS), na cidade de Foz do Iguaçu/PR, onde pôde enfrentar grandes forças do basquete universitário do Brasil, como a UniSant´anna, de São Paulo, atual bi-campeã do evento.

Pela primeira participando de uma competição nacional, a representação da UFBA voltou para casa com a boa sensação de missão cumprida ao assegurar a vaga da Bahia na 1ª. Divisão das Olimpíadas para a próxima edição do evento, que será realizada em Goiânia/GO.

Força de vontade e comprometimento foram a marca registrada pela equipe da Universidade Federal também nas demais competições disputadas durante o ano: o Campeonato Baiano e a SuperCopa Nordeste. Nesta última, a equipe obteve classificação entre os semi-finalistas da etapa local.

No Campeonato Baiano, a jovem equipe da universidade teve a oportunidade de participar da disputa da categoria Adulta, enfrentando oponentes mais experientes no cenário estadual, entre eles a Liga Bonfinense, da cidade de Senhor do Bonfim, e também as fortes equipes de Alagoinhas e do E.C. Vitória. Cada partida serviu como uma excelente oportunidade para dar tempo de quadra e colaborar na aprendizagem e desenvolvimento de todo o grupo.

Estampado nos uniformes de jogo, o nome da UFBA esteve bem representado através de sua equipe de basquete masculino em diversas locações esportivas da cidade e região metropolitana de Salvador: Faculdade 2 de Julho, Clube de Empregados da Petrobrás - CEPE, Colégio Salesiano/Dom Bosco, SESC, IFBA e Cidade do Saber/Camaçari.

A universidade foi devidamente representada também no maior evento esportivo universitário do país, as Olimpíadas Universitárias. Com o apoio do Ministério dos Esportes, do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, e com cobertura da Rede Globo de Televisão, o evento reuniu cerca 3 mil estudantes de todos os 27 estados brasileiros.

Desde o início do projeto do Basquete na UFBA, em 2011, já integraram a equipe 22 alunos/atletas de 14 diferentes cursos da Instituição. Foram disputados 37 jogos, contabilizando 15 vitórias e 22 derrotas. E, tratando-se de uma equipe de grande potencial e bastante jovem – com média de idade de vinte e poucos anos, os melhores resultados certamente ainda estão por vir com a continuidade do projeto.

Todos os membros da equipe agradecem o apoio ao projeto por parte da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) e orgulham-se de representar uma instituição de ensino da relevância da Universidade Federal da Bahia. Para 2013, a expectativa é fortalecer a equipe e entrar em quadra com força total nas próximas competições que já se anunciam! Vida longa ao basquete universitário!!!

FELIZ 2013!!!